PROJETO DE PESQUISA
O USO DAS NOVAS
TECNOLOGIAS (FERRAMENTAS GOOGLE) E O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO 9º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PASSIONISTA
1 INTRODUÇÃO
As novas tecnologias estão cada vez
mais presentes no cotidiano e, em se tratando do cotidiano escolar, elas não
são tão utilizadas. Diariamente, nos deparamos com situações em que somos
obrigados a fazer utilização da tecnologia, seja numa simples ligação a uma
transação bancária sem sair de casa. Porém, ainda existem obstáculos para que a
integração das novas tecnologias seja realizada com eficiência para um melhor
aproveitamento no ambiente educacional.
Os educandos utilizam a tecnologia
e estão cada vez mais conectados ao mundo virtual, tendo acesso a um mundo de
conhecimento, se apropriando dos meios de comunicação e transformando assim, as
relações humanas. E, dessa forma, se faz necessário pensar numa utilização mais
adequada das novas tecnologias no ambiente educacional para que a construção do
conhecimento e a aquisição de informação disponibilizada através da tecnologia
seja cada vez mais inovadora e, para isso, são necessárias novas formas de
pensar, agir e aprender com as novas tecnologias.
Dessa forma, o estudo em questão pretende investigar como as novas
tecnologias podem ou não contribuir no desempenho escolar dos alunos do 9º ano
do Ensino Fundamental do Colégio Passionista e, a partir do estudo, propor a
utilização das ferramentas Google, avaliar sua inserção no cotidiano escolar e
se a utilização interfere no desempenho dos alunos.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
- Analisar o uso das Ferramentas
Google no desempenho escolar dos alunos do Ensino Fundamental.
- Avaliar o comportamento dos
alunos ao utilizar as ferramentas no desenvolvimento das atividades escolares.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentar as ferramentas Google a
serem utilizadas pelos professores.
- Planejar atividades utilizando as
ferramentas Google, juntamente com os professores.
- Aplicar a utilização das
ferramentas Google, com atividades propostas pelos professores, junto à turma.
-
Verificar o desempenho escolar após a investigação.
3 METODOLOGIA
A pesquisa será aplicada,
qualitativa e com uma abordagem descritiva. O procedimento técnico será um
estudo de caso, com o objetivo de obter uma análise do contexto e dos processos
envolvidos no estudo em questão.
Para coleta de dados, serão
aplicados questionários com professores e alunos da turma envolvida por meio de
formulário, para investigar o conhecimento que os mesmos tem das ferramentas
Google.
Até o momento, foram realizadas
leituras no Ambiente de Aprendizagem e artigos na internet para seleção dos
autores que abordam o tema.
4 CRONOGRAMA
MÊS /
ETAPAS
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Jul/ 2015
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Ago/ 2015
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Set/
2015
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Out/
2015
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Nov/
2015
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Dez/ 2015
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Jan/ 2016
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Fev/ 2016
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Mar/ 2016
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Abr/ 2015
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Mai/ 2016
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Jun/
2016
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Jul/ 2016
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Ago/ 2016
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Set/
2016
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Out/
2016
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Escolha do tema
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X
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Levantamento
bibliográfico
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Elaboração do anteprojeto
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Apresentação do projeto
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Coleta de dados
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Análise dos dados
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Organização do
roteiro/partes
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Redação do trabalho
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Revisão e redação final
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Entrega da monografia
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Defesa da monografia
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X
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5 REVISÃO TEÓRICA
A tecnologia está presente cada vez
mais no cotidiano das pessoas e é evidente o seu uso em atividades simples ou
complexas como uso de email, leitura
de livros virtuais, downloads, notícias
em tempo real, transações bancárias, etc. E na educação não é diferente, ela
sempre esteve presente no auxílio para o processo de ensino aprendizagem com a utilização
de recursos que possibilitam uma prática do que se aprende, como o ábaco por
exemplo, que até hoje ainda é muito utilizado para a prática do aprendizado da
matemática, até os computadores que chegaram para revolucionar a educação.
Apesar da revolução e evolução
tecnológica na educação, ainda existe uma grande preocupação quanto ao
desempenho escolar dos alunos que, mesmo com tantos recursos que possam
facilitar a aprendizagem, se apresentam dispersos e com baixo desempenho. Lima e Rosendo (2013) afirmam que cresce o
número de especialistas do campo da educação e da gestão de políticas públicas
com propostas para o “uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC)
como estratégia para aproximar os estudantes, em especial os da faixa entre 10
e 15 anos, das atividades e dos conteúdos escolares” e apresentam alguns
indicadores sobre o desempenho dos alunos nas séries finais do ensino
fundamental e o potencial das TICs no processo de ensino aprendizagem.
No estudo em questão, a turma
pesquisada tem a faixa etária entre 14 e 15 anos e a análise será realizada com
as ferramentas Google como estratégia de aproximação e interação dos estudantes
pois, como afirma Moran (2013), “as tecnologias digitais facilitam a pesquisa,
a comunicação e a divulgação em rede”. Ele ainda cita as três etapas que
existem na gestão das tecnologias pelas escolas, sendo a primeira, a utilização
das tecnologias para melhorar algo que já estava acontecendo, como o desempenho
escolar. A segunda, inserção das tecnologias no projeto educacional com o
desenvolvimento de projetos, atividades no laboratório de informática, mas sem
tocar na estrutura das aulas, disciplinas e horários. E, a terceira, o
amadurecimento da sua implantação e o avanço da integração das tecnologias
móveis, repensando o projeto pedagógico e realizando mudanças metodológicas e
curriculares que possam flexibilizar parcialmente o currículo, com atividades à
distância combinadas com as presenciais.
Nessa interconexão de computadores,
surge a cibercultura que, segundo Pierre Lévy (2007), expressa o surgimento de
um novo universal, diferente das formas que vieram antes dele no sentido de que
ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer” e o
crescimento do ciberespaço, definido por Lévy (2007) como “espaço de comunicação aberto pela interconexão
mundial dos computadores e das memórias dos computadores”. Daí a importância da
mediação do conhecimento a ser construído através das estratégicas pedagógicas
e metodologias de ensino bem aplicadas.
Em sua dissertação de mestrado,
Bierwagen traz uma proposta para o uso do blog como ferramenta de auxílio ao
ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental. Como a pesquisa se
dará numa turma de séries finais, a leitura da tese será uma análise de uma
experiência aplicada e averiguação dos resultados obtidos pela pesquisadora.
Também como objeto de estudo, a leitura da resenha realizada por Pescador, a
respeito da obra do prof. João Mattar sobre games na educação, o que terá
grande importância para a pesquisa visto que, nessa faixa etária, os alunos tem
um interesse especial pelos games e eles podem ser aliados à educação para uma
maior interação e desempenho dos alunos, sendo utilizados junto à aplicação das
ferramentas Google.
6 REFERÊNCIAS
Uma proposta de uso do blog
como ferramenta de auxílio ao ensino de ciências nas séries finais do ensino
fundamental. Mestrado Acadêmico em Educação
Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo. Biblioteca Depositária: FEUSP. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20012012-085003/pt-br.php>.
Acesso: 13 ago 2015
LÉVY, Pierre.
Cibercultura. São
Paulo: Editora 34, 2007. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=7L29Np0d2YcC&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>.
Acesso: 29/07/2015
LIMA,
Ana Lúcia D’Império; ROSENDO, Rosi. IN: TIC Educação 2013 [livro eletrônico]. Survey on the use of information and communication
technologies in brazilians schools : ICT Education 2013 / [coordenação
executiva e editorial/ executive and editorial coordination, Alexandre F.
Barbosa / tradução / translation DB Comunicação]. – 1. ed. – São Paulo: Comitê
Gestor da Internet no Brasil, 2014.
MORAN, José. Novas Tecnologias e
Mediação Pedagógica. 21ª ed. 2013, São Paulo: Papirus p. 36-46.
Pescador, Cristina M. Games em educação: como os nativos digitais aprendem.
2010. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewArticle/334>.
Acesso: 13 ago 2015
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