Projeto de TCC




PROJETO DE PESQUISA

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS (FERRAMENTAS GOOGLE) E O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PASSIONISTA


1 INTRODUÇÃO

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano e, em se tratando do cotidiano escolar, elas não são tão utilizadas. Diariamente, nos deparamos com situações em que somos obrigados a fazer utilização da tecnologia, seja numa simples ligação a uma transação bancária sem sair de casa. Porém, ainda existem obstáculos para que a integração das novas tecnologias seja realizada com eficiência para um melhor aproveitamento no ambiente educacional.

Os educandos utilizam a tecnologia e estão cada vez mais conectados ao mundo virtual, tendo acesso a um mundo de conhecimento, se apropriando dos meios de comunicação e transformando assim, as relações humanas. E, dessa forma, se faz necessário pensar numa utilização mais adequada das novas tecnologias no ambiente educacional para que a construção do conhecimento e a aquisição de informação disponibilizada através da tecnologia seja cada vez mais inovadora e, para isso, são necessárias novas formas de pensar, agir e aprender com as novas tecnologias.

Dessa forma, o estudo em questão pretende investigar como as novas tecnologias podem ou não contribuir no desempenho escolar dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Passionista e, a partir do estudo, propor a utilização das ferramentas Google, avaliar sua inserção no cotidiano escolar e se a utilização interfere no desempenho dos alunos.

2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
- Analisar o uso das Ferramentas Google no desempenho escolar dos alunos do Ensino Fundamental.
- Avaliar o comportamento dos alunos ao utilizar as ferramentas no desenvolvimento das atividades escolares.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentar as ferramentas Google a serem utilizadas pelos professores.
- Planejar atividades utilizando as ferramentas Google, juntamente com os professores.
- Aplicar a utilização das ferramentas Google, com atividades propostas pelos professores, junto à turma.
- Verificar o desempenho escolar após a investigação.

3 METODOLOGIA
A pesquisa será aplicada, qualitativa e com uma abordagem descritiva. O procedimento técnico será um estudo de caso, com o objetivo de obter uma análise do contexto e dos processos envolvidos no estudo em questão.

Para coleta de dados, serão aplicados questionários com professores e alunos da turma envolvida por meio de formulário, para investigar o conhecimento que os mesmos tem das ferramentas Google.

Até o momento, foram realizadas leituras no Ambiente de Aprendizagem e artigos na internet para seleção dos autores que abordam o tema.

4 CRONOGRAMA
MÊS / ETAPAS
Jul/ 2015
Ago/ 2015
Set/
2015
Out/
2015
Nov/
2015
Dez/ 2015
Jan/ 2016
Fev/ 2016
Mar/ 2016
Abr/ 2015
Mai/ 2016
Jun/
2016
Jul/ 2016
Ago/ 2016
Set/
2016
Out/
2016
Escolha do tema
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Levantamento bibliográfico
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Elaboração do anteprojeto
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Apresentação do projeto

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Coleta de dados

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Análise dos dados





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Organização do roteiro/partes





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Redação do trabalho







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Revisão e redação final











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Entrega da monografia














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Defesa da monografia















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5 REVISÃO TEÓRICA
A tecnologia está presente cada vez mais no cotidiano das pessoas e é evidente o seu uso em atividades simples ou complexas como uso de email, leitura de livros virtuais, downloads, notícias em tempo real, transações bancárias, etc. E na educação não é diferente, ela sempre esteve presente no auxílio para o processo de ensino aprendizagem com a utilização de recursos que possibilitam uma prática do que se aprende, como o ábaco por exemplo, que até hoje ainda é muito utilizado para a prática do aprendizado da matemática, até os computadores que chegaram para revolucionar a educação.

Apesar da revolução e evolução tecnológica na educação, ainda existe uma grande preocupação quanto ao desempenho escolar dos alunos que, mesmo com tantos recursos que possam facilitar a aprendizagem, se apresentam dispersos e com baixo desempenho.  Lima e Rosendo (2013) afirmam que cresce o número de especialistas do campo da educação e da gestão de políticas públicas com propostas para o “uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como estratégia para aproximar os estudantes, em especial os da faixa entre 10 e 15 anos, das atividades e dos conteúdos escolares” e apresentam alguns indicadores sobre o desempenho dos alunos nas séries finais do ensino fundamental e o potencial das TICs no processo de ensino aprendizagem.

No estudo em questão, a turma pesquisada tem a faixa etária entre 14 e 15 anos e a análise será realizada com as ferramentas Google como estratégia de aproximação e interação dos estudantes pois, como afirma Moran (2013), “as tecnologias digitais facilitam a pesquisa, a comunicação e a divulgação em rede”. Ele ainda cita as três etapas que existem na gestão das tecnologias pelas escolas, sendo a primeira, a utilização das tecnologias para melhorar algo que já estava acontecendo, como o desempenho escolar. A segunda, inserção das tecnologias no projeto educacional com o desenvolvimento de projetos, atividades no laboratório de informática, mas sem tocar na estrutura das aulas, disciplinas e horários. E, a terceira, o amadurecimento da sua implantação e o avanço da integração das tecnologias móveis, repensando o projeto pedagógico e realizando mudanças metodológicas e curriculares que possam flexibilizar parcialmente o currículo, com atividades à distância combinadas com as presenciais.

Nessa interconexão de computadores, surge a cibercultura que, segundo Pierre Lévy (2007), expressa o surgimento de um novo universal, diferente das formas que vieram antes dele no sentido de que ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer” e o crescimento do ciberespaço, definido por Lévy (2007) como “espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores”. Daí a importância da mediação do conhecimento a ser construído através das estratégicas pedagógicas e metodologias de ensino bem aplicadas.

Em sua dissertação de mestrado, Bierwagen traz uma proposta para o uso do blog como ferramenta de auxílio ao ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental. Como a pesquisa se dará numa turma de séries finais, a leitura da tese será uma análise de uma experiência aplicada e averiguação dos resultados obtidos pela pesquisadora. Também como objeto de estudo, a leitura da resenha realizada por Pescador, a respeito da obra do prof. João Mattar sobre games na educação, o que terá grande importância para a pesquisa visto que, nessa faixa etária, os alunos tem um interesse especial pelos games e eles podem ser aliados à educação para uma maior interação e desempenho dos alunos, sendo utilizados junto à aplicação das ferramentas Google.

6 REFERÊNCIAS
BIERWAGEN, Glaucia Silva. Uma proposta de uso do blog como ferramenta de auxílio ao ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental. Mestrado Acadêmico em Educação Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo. Biblioteca Depositária: FEUSP. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20012012-085003/pt-br.php>. Acesso: 13 ago 2015

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2007. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=7L29Np0d2YcC&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Acesso: 29/07/2015

LIMA, Ana Lúcia D’Império; ROSENDO, Rosi. IN: TIC Educação 2013 [livro eletrônico]. Survey on the use of information and communication technologies in brazilians schools : ICT Education 2013 / [coordenação executiva e editorial/ executive and editorial coordination, Alexandre F. Barbosa / tradução / translation DB Comunicação]. – 1. ed. – São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014.

MORAN, José. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 21ª ed. 2013, São Paulo: Papirus p. 36-46.

Pescador, Cristina M. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. 2010. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewArticle/334>. Acesso: 13 ago 2015


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