segunda-feira, 15 de junho de 2015

Tecnologias em sala de aula

Carlos Wizard Martins, fundador da rede de ensino Wizard, em uma entrevista para o UOL, disse que "a educação deveria trazer para as salas de aulas, sistemas de ensino que se baseiam nos jogos e nas redes sociais." 

A tecnologia pode e deve facilitar o trabalho do professor, que instigará a troca de informações e conhecimento, mediando os conteúdos a serem abordados. É certo que a educação precisa adquirir um novo formato, no qual a comunicação não seja mais unilateral, e sim uma conversa de mão dupla. O aluno precisa do contato com o professor, com os colegas de classe e com a tecnologia que o cerca.

O professor, nessa mediação do conhecimento, direciona o conteúdo pedagógico e acompanha o aprendizado de cada aluno.




sexta-feira, 5 de junho de 2015

Tecnologia na Educação


A criação desse blog, tem como objetivo divulgar uma atividade do Curso de Pós Graduação em Tecnologias Educacionais. Para iniciar, publicarei um vídeo do programa Bom Dia Brasil, exibido em novembro/2010, sobre o desafio das escolas em ensinar crianças já inseridas na era digital.


Aprendendo com o Google Earth


google-earth.softonic.com.br


Agora sim, segue a sequência didática de uma aula super interessante utilizando o Google Earth.




PLANO DE AULA

TÍTULO:
Um passeio por meio do Google Earth.

TEMA A SER TRABALHADO:
Localização da residência e da escola no Google Earth; passeio pelo país, estado, município e bairro observando elementos na visão vertical e horizontal; produção de um relatório sobre as impressões e as descobertas sobre o lugar onde vivem a partir da leitura cartográfica. ​

TURMA: 5º ano.

PRÉ REQUISITOS:
O aluno deverá ter conhecimento do endereço da escola e da residência.

NÚMERO DE AULAS: 02

INTRODUÇÃO:
A utilização das novas tecnologias na educação tem facilitado o ensino de diversas ciências, dentre elas a Geografia. O computador conectado à Internet, possibilita experiências inovadoras e na internet são disponibilizadas inúmeras formas de leitura cartográfica gratuitas, sendo possível localizar ruas e cidades, calcular distâncias, escolher a melhor rota e ainda ter acesso a imagens de satélite e fotografias aéreas de diferentes lugares. Essa tecnologia permite melhor visualização e compreensão do espaço geográfico.

OBJETIVOS:
- Aproximar o aluno das novas tecnologias aplicadas à Geografia, proporcionando a ele a investigação e o conhecimento do espaço geográfico do qual faz parte. ​
- Compreender o processo de transformação do espaço geográfico, com o auxílio de imagens de satélite disponíveis no Google Earth. ​

RECURSOS DIDÁTICOS:
Um computador conectado à Internet e com o Google Earth instalado.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1ª etapa – Conhecendo o Google Earth
- Dialogar com a turma sobre o programa: se já conhecem, se já utilizaram, se o possuem instalado em seu computador pessoal. Após a conversa, solicitar que acessem o programa.
- Explicar que o Google Earth é um programa que tem a função de apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de um mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos. O programa é parecido com o Google Maps, também oferecido pelo Google, porém mais complexo.

1º Passo
- Apresentar aos alunos a página principal do programa, que é dividida em quatro partes, cujas principais características são:
1- Barra horizontal superior: contém os menus que permitem o acesso às funcionalidades essenciais do programa;
2- Recursos pesquisar e lugares: barra vertical no lado esquerdo, que permite a localização de lugares a partir dos quais se deseja visualizar imagens;
3- Recurso camadas: apresenta vários recursos que complementam o programa;
4- Área de destaque: mostra imagens disponíveis para visualização, exibe a barra de ferramentas com recursos importantes dos menus e contém botões que efetuam a navegação. 
Demonstrar que as "camadas" disponíveis no canto esquerdo podem exibir uma variedade de conteúdos geográficos como mapas, estradas, terrenos, edificações, condições climáticas, que podem ser selecionados e apresentados na área de visualização.

2ª etapa – Localizando o espaço de vivência
Após permitir aos alunos o reconhecimento do programa, solicitar que digitem no canto superior esquerdo da tela o nome do país em que vivem e permitir que naveguem pelo mesmo iniciando do país, depois estado, município até chegarem ao bairro, sempre observando o que acontece com o mapa tridimensional. Após essa navegação inicial, solicitar que digitem o endereço da escola e da residência. Após localizarem a residência e a escola, orientá-los a utilizarem o recurso "Adicionar marcador" disponível na barra superior. Após selecionarem uma das opções de marcadores disponíveis, marcar onde se localizam a casa e a escola.
Solicitar que realizem um passeio pelo bairro observando as ruas, residências, demarcação das vias, terrenos baldios e anotarem o que mais chama a atenção no bairro nessa visão vertical.  Desafiar os alunos que façam o mesmo trajeto na visão horizontal (de frente) como se caminhasse a pé e comparem as duas impressões.

3ª etapa – Elaboração de relatório e apresentação dos resultados
Solicitar que os alunos realizem a produção de um relatório sobre as impressões e descobertas sobre o lugar onde vivem a partir da leitura cartográfica. Organizar a turma em duplas para a realização de uma apresentação para os próprios colegas de classe. 

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, observando a aprendizagem e interação dos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos.


Proposta de Integração:
As disciplinas de Matemática e História podem contribuir, respectivamente, na compreensão das diferentes formas de representar o espaço através de cálculos da distância entre escola e residência, por exemplo, e na reconstrução da história do lugar. ​


Referências:
GONÇALVES, Amanda Regina; NOCENTINI ANDRÉ, Iara Regina; SALOMÃO AZEVEDO, Thiago; GAMA, Valquíria Z. Analisando o uso de Imagens do “Google Earth” e de mapas no ensino de geografia. Ar@cne. Revista electrónica de recursos en Internet sobre Geografía y Ciencias Sociales. [En línea]. Barcelona: Universidad de Barcelona, nº 97, 28/05/2015. <http://www.ub.es/geocrit/aracne/aracne-097.htm>.

GOOGLE EARTH. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Google_
Earth&oldid=42460271>. Acesso em: 28/05/2015.